Filtragem por: “Coro”

Morte e Transfiguração
out.
25

Morte e Transfiguração

Morte e Transfiguração apresenta duas oratórias contrastantes, uma sacra e uma profana, unidas pela mesma ideia central: a morte e a transformação que dela resulta. A obra sacra, Le reniement de Saint Pierre, de Charpentier, retrata a negação de Pedro e a intensidade dramática desse momento da Paixão de Cristo, marcado pelo medo, pela falha e pelo arrependimento.

Exibir evento →
Coro de Câmara de Lisboa "A Literatura na Música Coral Portuguesa a cappella dos Século XX e XXI” Homenagem a Camões
out.
4

Coro de Câmara de Lisboa "A Literatura na Música Coral Portuguesa a cappella dos Século XX e XXI” Homenagem a Camões

O Coro de Câmara de Lisboa apresenta um concerto inteiramente dedicado à fusão entre palavra e música, evocando a força da poesia portuguesa através da criação coral a cappella dos séculos XX e XXI. Em homenagem a Camões, o programa percorre obras de compositores como Luís de Freitas Branco, Jorge Croner de Vasconcellos, Eurico Carrapatoso, João Camacho e Tiago Derriça, entre outros, revelando o diálogo intemporal entre vozes e poesia de autores como Camões, Gil Vicente, Rodrigues Lobo, Sophia de Mello Breyner Andresen e Fernando Pessoa. Uma viagem poética e sonora pela literatura que molda a identidade cultural de Portugal.

Exibir evento →
Oficinar: Workshop de Técnica Vocal para o Canto Coral
set.
28

Oficinar: Workshop de Técnica Vocal para o Canto Coral

Aprofundar e desenvolver conhecimentos técnicos, potenciar a escuta e a sonoridade coletiva é o desafio lançado pelo Maestro Francisco Pinheiro no workshop de Técnica Vocal para o Canto Coral. Num ambiente de trabalho focado e colaborativo, iremos abordar aspetos fundamentais como o apoio respiratório, a ressonância, a articulação clara do texto, o equilíbrio entre as vozes e a musicalidade.

Exibir evento →
Officium Ensemble O esplendor da Polifonia Portuguesa. Da idade de ouro da criação musical em Portugal.
set.
19

Officium Ensemble O esplendor da Polifonia Portuguesa. Da idade de ouro da criação musical em Portugal.

O Officium Ensemble apresenta um programa dedicado à Escola de Música da Sé de Évora, revelando a vitalidade da chamada geração de ouro da polifonia portuguesa. O destaque recai em Estêvão Lopes Morago (c.1575–c.1630), mestre de capela da Sé de Viseu e uma das figuras mais expressivas da tradição eborense, cujas composições foram transcritas para notação moderna por José Abreu (Universidade de Coimbra).

Exibir evento →
ComArte: Coro do Festival de Verão
jul.
19

ComArte: Coro do Festival de Verão

Depois do empolgante e inesquecível concerto Ode Marítima, os nossos cantores reúnem-se novamente para um dia especial de partilhas, sabores e novas experiências musicais. No próximo 19 de julho, no icónico Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, celebra-se a música, a gastronomia e a amizade, numa verdadeira ode à arte! 

Exibir evento →
Coro Ricercare — Ensaio Aberto
jul.
14

Coro Ricercare — Ensaio Aberto

O Coro Ricercare é tudo o que a paixão pela música coral significa. O trabalho de expressão, fusão e qualidade vocal fazem das suas actuações verdadeiros momentos marcantes. O grupo integra na sua formação jovens músicos de diversas proveniências curriculares: Escola de Música do Conservatório Nacional, Instituto Gregoriano de Lisboa e Escola Superior de Música de Lisboa, entre outras. A procura incessante de um resultado de excelência na música coral que desde sempre pautou o seu trabalho, tem feito com que o Coro Ricercare se tenha vindo a destacar há vários anos como um coro português de referência.

Exibir evento →
<span class="sqsrte-text-color--black">Aurum em Ensaio</span>
mai.
25

Aurum em Ensaio

Os Aurum são um grupo de jovens cantores com uma rica pluralidade de experiências e percursos musicais. Cada uma acrescenta textura e cor ao novelo dourado que é desenlaçado para o deleite dos seus ouvintes. Sob o gesto condutor de Joana Devesa, dão forma ao som e pintam-no por Portugal.

Exibir evento →
<span class="sqsrte-text-color--black">Horto Sereníssimo, de Eurico Carrapatoso</span>
mai.
16
até 17/05

Horto Sereníssimo, de Eurico Carrapatoso

  • Igreja de São Pedro de Alcêntara e Igreja Nossa Senhora do Pópulo de Caldas da Rainha (mapa)
  • Google Calendar ICS

No ano 2000, o Conservatório de Música das Caldas da Rainha encomendou ao compositor Eurico Carrapatoso uma obra para ser apresentada em estreia mundial na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo desta cidade, mandada erigir por Dona Leonor para o tratamento espiritual daqueles que acorriam aos tratamentos com a água sulfurosa que das fontes brotavam.

Exibir evento →
<span class="sqsrte-text-color--black">Vozes Alfonsinas</span>
mai.
10

Vozes Alfonsinas

Como nos ensinou João Ameal, um dos mais representativos biógrafos de Dona Leonor de meados do século XX, não é possível conhecer a mulher sem conhecer o seu contexto. Ora, representando a História um processo continuo, o contexto de Leonor de Portugal começa antes e termina depois da sua existência física. Com o presente programa convidamos o público a iniciar uma viagem pelo universo sonoro do Portugal que sonhou dar novos mundos ao mundo.

Exibir evento →
<span class="sqsrte-text-color--black">Missa Grande</span>
mai.
2

Missa Grande

Celebrar os 500 anos da morte de alguém tão grande é celebrar, antes de mais, a sua vida e a obra que nos deixou. Por essa razão, a Égide, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, decidiu inaugurar simbolicamente a programação evocativa do 5º centenário da morte da Rainha D. Leonor de Portugal no dia do seu nascimento, 2 de Maio.

Exibir evento →
Ode Marítima: Oratória Sensacionista de Nuno Côrte-Real
dez.
6

Ode Marítima: Oratória Sensacionista de Nuno Côrte-Real

  • Centro Cultural de Belém — Grande Auditório (mapa)
  • Google Calendar ICS

A "Ode Marítima", de Fernando Pessoa (Álvaro de Campos), ganha vida nesta cantata coral sinfónica, onde a música e a poesia se entrelaçam numa narrativa intensa. Ambientada num cais de Lisboa, a obra explora a imaginação do eu-narrador através de estados emocionais contrastantes, desde a ternura ao caos.

Exibir evento →
City of Glass — Daniel Bernardes Trio &amp; Coro Ricercare
nov.
1

City of Glass — Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare

  • Centro Cultural de Belém — Pequeno Auditório (mapa)
  • Google Calendar ICS

City of Glass é a primeira parte do romance “The New York Trilogy” do escritor norte-americano Paul Auster, história fascinante e onde Auster cunhou alguns traços do seu estilo literário: um jogo de ambiguidade entre realidade e ficção, a desintegração da personagem principal, o corte de relação com a sociedade, o luto mas também algumas referências ao cânone literário.

Exibir evento →