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A farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente
Para dar provas da originalidade do seu trabalho, Gil Vicente propôs-se criar uma obra a partir de um ditado popular escolhido por aqueles que o acusavam de plágio — “mais quero asno que me leve, que cavalo que me derrube”. E acabou, desta forma, por escrever a sua obra mais complexa ao nível da estrutura dramática e narrativa.
Alentejo World Heritage Festival’25
Promovido pela Égide - Associação Portuguesa das Artes, em conjunto com a Associação Lar Doce Ler, o Alentejo World Heritage Festival viaja assim pela primeira vez até Évora, e prossegue em julho, dentro do casco histórico da vila de Cabrela, com a homenagem à Rainha Dona Leonor de Portugal a dominar uma programação repleta de muita música, um jantar quinhentista e um teatro de sombras dedicado às crianças. O festival termina a 27 de setembro na Sé de Évora com o concerto Diáspora, dos Sete Lágrimas.
Música no 100
A Égide – Associação Portuguesa da Artes, em parceria com o Luíza Andaluz Centro de Conhecimento (LACC), apresenta o Ciclo de Concertos “Música no 100”, uma série de seis eventos de entrada gratuita, que juntam música, teatro e tertúlias, com vários convidados especiais.
MARIA
MARIA é um monólogo, um fluxo de consciência, sobre o luto, sobre a condição de uma mulher que perde um filho e sobre a sua necessidade de falar. De falar para lembrar o passado e imaginar o futuro. O texto desenha a história pessoal de Maria que reverbera na história universal: não a da religião, mas a história sobre a nossa necessidade de continuarmos a lembrar para continuarmos a existir.
O Corpo em (j)aula — Peça de Teatro
Uma professora com um percurso invulgar:
há leões na sua biografia, há testemunhos corporais de professores e alunos pelo mundo, uma aula teatral da História do corpo na educação. Para além da voz da professora que dá o corpo ao manifesto para se revelar, outras vozes ganham vida através da dança, do violino, do canto e da imagem, para que o corpo conquiste o seu lugar na educação.

