RECITAL DE PIANO

Tomás Matos

20 OUT‘25 – 19h / Oct 20th’25 – 8pm
Igreja de São Pedro de Alcântara
São Pedro de Alcântara Church

iniciativa / initiative Égide.

Três sonatas, três universos. De Beethoven, a intimista e visionária Sonata op. 101 anuncia já um romantismo em expansão. Em seguida, a enigmática Sonata n.º 9 de Scriabin mergulha-nos num ambiente de mistério e tensão quase alucinatória. Por fim, a monumental Sonata em Si menor de Liszt surge como um dos cumes da literatura pianística, síntese de virtuosismo e profundidade expressiva. Um percurso intenso pela evolução da forma sonata, do classicismo tardio às fronteiras do modernismo.

  • Tomás Matos é pianista português, natural de Matosinhos, cuja carreira se tem desenvolvido em Portugal e no estrangeiro, com atividade regular tanto a solo como em Música de Câmara. Atuou em festivais e salas de renome, incluindo o Teatro Nacional de São Carlos, a Casa da Música Jorge Peixinho, o Festival Internacional dos Açores, o St. James Piccadilly e o St. Alfege Church em Londres, o Victoria International Arts Festival e o Presidential Palace em Malta, no Maribelle Hall em Salzburg bem como o festival “Hat Beethoven bei Brahms gelernt?”, em Bremen. Colaborou com músicos e orquestras de referência, como o tubista Ilídio Massacote, a violoncelista Rebecca Deridder, a violoncelista Megan Allen e o violetista Peter Fenech, e a Orquestra do Centro, com o maestro José Eduardo Gomes.

    É Mestre em Performance (Piano) com distinção pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, em Londres, e licenciado em Piano para Acompanhamento e Música de Câmara pela Academia Nacional Superior de Orquestra. 

    Ao longo do seu percurso recebeu diversos prémios, entre os quais se destacam o 1º Prémio no The Leonard Smith & Felicity Young Competition (Trinity Laban, 2022), o Weingarten Prize for Piano (2021) e a Jimmie Cross Fund Scholarship (2020). Desde cedo foi também distinguido em concursos nacionais e internacionais, nomeadamente o 1º Concurso Nacional de Piano (2016), o IX Concurso Nacional de Piano (2014), o XIIIème Concours International de Piano “Alexander Scriabin” (2013), o 14th Concurso Internacional de Sta. Cecília (2012), o Concurso Interno de Piano do Conservatório de Música de Aveiro (2011), o XIII Concurso de Piano “Ría de Vigo” (2011), o Concurso Internacional “Cidade do Fundão” (2010), o Prémio de Elisa de Sousa Pedroso (2010), o XVI Concurso Interno de Piano do Conservatório de Música de Aveiro (2010) e o X Concurso de Piano Florinda Santos (2010).

    Atualmente, é professor e acompanhador no Conservatório Regional de Artes do Montijo, onde acompanha alunos e orienta grupos de Música de Câmara, conciliando a prática pedagógica com a atividade performativa. Serviu também como jurado no 1º Concurso Nacional de Música de Câmara Cidade do Montijo (2024), e no Salzburg International Music Competition Finals (2025), onde lecionou também uma masterclass.

apoio / support

apoio institucional / institutional support