RECITAL DE VIOLONCELO E PIANO

Pavel Gomziakov & Andrey Gugnin

31 OUT‘25 – 21h / Oct 31st’25 – 9pm
Igreja de São Pedro de Alcântara
São Pedro de Alcântara Church

iniciativa / initiative Égide.

O violoncelista Pavel Gomziakov, presença internacional de destaque que já colaborou com Maria João Pires e gravou para a Deutsche Grammophon, junta-se ao pianista Andrey Gugnin, vencedor do Sydney International Piano Competition e do German Piano Award, aclamado pela crítica pela sua técnica brilhante e imaginação musical.

O recital propõe uma viagem intensa pelo repertório russo para violoncelo e piano: a Sonata n.º 1 em Ré maior, op. 12, de Nikolay Myaskovsky, onde o lirismo se cruza com um dramatismo romântico; a delicada e nostálgica Élégie, de Sergey Rachmaninov; e a monumental Sonata em Sol menor, op. 19, uma das obras mais apaixonantes e exigentes alguma vez escritas para esta formação, plena de contraste entre intimidade poética e grandiosidade sinfónica.

PROGRAMA

Nikolay Myaskovsky
Sonata para violoncelo e piano n.º 1 em Ré maior, op. 12

  • Adagio – Andante

  • Allegro appassionato – Adagio

Sergey Rachmaninov
Élégie para violoncelo e piano

Sonata para violoncelo e piano em Sol menor, op. 19

  • Lento – Allegro moderato

  • Allegro scherzando

  • Andante

  • Allegro mosso

  • Nascido em Tchaikovsky (cidade da região dos montes Urais na Rússia), Pavel Gomziakov inicia os seus estudos de violoncelo aos nove anos de idade. Aos catorze, muda-se para Moscovo aonde estuda na Escola Gnessin e mais tarde no Conservatório Estatal de Moscovo, com Dmitri Miller. Prossegue os seus estudos em Madrid, com Natalia Schakhovskaya na Escola Superior de Música !Reina Sofía”. Mais tarde faz a graduação, no âmbito do Ciclo de Aperfeiçoamento, no Conservatório Superior de Paris na classe de Philippe Muller.

    Em Abril de 2010, estreia-se nos USA com a Orquestra Sinfónica de Chicago sob a direcção de Trevor Pinnock. Dois anos mais tarde, volta a tocar com esta mesma orquestra.

    Pavel Gomziakov apresenta-se regularmente em toda Europa, América do Sul e Japão. Tocou com a Orquestra de Câmara Finlandesa, Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse, Orquestra Nacional Russa, Orquestra Sinfónica de Seattle, Orquestra Gulbenkian, I Pomeriggi Musicali de Milão, Orquestra Filarmónica Polaco-Báltica, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Filarmónica Südwestdeutsche Konstanz, Orquestra de Avignon e com a Orquesta Filarmónica Russa. Foi solista convidado da Nova Filarmónica do Japão, Orquestra de Câmara de Londres, Orquestra Nacional de Montpellier, Orquestra Filarmónica de Kansai e Orquestra Nacional de Lille, Orquestra Sinfónica de Québec, Real Orquestra Filarmónica de Liège e Osaka Symphony Orchestra. Foi dirigido por maestros como: Jukka- Pekka Saraste, Tugan Sokhiev, Jesús López Cobos, Christopher Warren-Green, Trevor Pinnock entre outros.

    Com a pianista Maria João Pires, deu concertos por toda a Europa, Extremo Oriente e América do Sul. A sua gravação, com esta pianista, da Sonata para violoncelo de Chopin, para a Deutsche Grammophon, publicada em 2009, recebeu uma nomeação para os Grammy Awards.Graças à generosa cedência por parte de Ms J. Ng (Hong Kong), Pavel Gomziakov toca, actualmente, com um maravilhoso violoncelo de David Tecchler: o !ex-Romberg” (Roma, 1703).

  • O pianista de concerto Andrey Gugnin tem vindo a conquistar rapidamente reconhecimento internacional como intérprete de apaixonada virtuosidade, possuidor de uma “técnica extraordinariamente versátil e ágil, ao serviço de uma imaginação musical frequentemente inspirada” (Gramophone). Mais recentemente, venceu o 12.º International German Piano Award em 2023. Em 2020, os BBC Music Magazine Awards distinguiram-no com o Prémio Instrumental pela gravação Shostakovich: 24 Prelúdios – Sonatas para piano n.º 1 & 2 (Hyperion). Desde que venceu o prestigiado Sydney International Piano Competition, em 2016, Gugnin tem consolidado uma carreira marcada por interpretações intensas, tanto em concerto como em gravações.

    Para além do primeiro prémio em Sydney, conquistou ainda diversos galardões nesta mesma competição: Melhor Concerto, Melhor Concerto do séc. XIX/XX, Melhor Sonata para violino e piano e Melhor Recital Preliminar. Em 2014 venceu a Medalha de Ouro e o Prémio do Público no XCI International Gina Bachauer Piano Competition e, em 2013, alcançou o segundo prémio no Beethoven International Piano Competition, em Viena.

    Cada vez mais requisitado como solista, Gugnin tem sido convidado a colaborar com orquestras de renome mundial, como a London Philharmonic Orchestra, a Mariinsky Symphony Orchestra, a State Academic Symphony Orchestra of Russia, a Netherlands Symphony Orchestra, a Utah Symphony, a West Australian Symphony Orchestra e a Sydney Symphony Orchestra, sob a direção de maestros como Valery Gergiev, Jaap Van Zweden, Reinbert de Leeuw, Daniel Raiskin, Stanislav Kochanovsky e Asher Fisch. No domínio da música de câmara, colaborou com o Asko Schönberg Ensemble, a Orchestre de Chambre de Genève, a Jerusalem Camerata e a Camerata Salzburg, além de várias atuações em duo com a violinista Tasmin Little.

    Como artista de gravação, Gugnin apresenta um vasto repertório que vai do piano solo a obras sinfónicas. A sua edição das Études d’exécution transcendante de Liszt (Piano Classics, 2018) foi distinguida como Editor’s Choice pela Gramophone, que o apontou como “um nome a seguir com atenção”. Outras gravações de relevo incluem o seu programa em duo com a violinista Ioana Cristina Goicea (Atoll Records, 2019), a coletânea de suítes para piano solo Pictures(Steinway & Sons, 2016), e um álbum de duetos para piano com Vadim Kholodenko (Delos International, 2010). Gugnin tem ainda uma extensa produção para televisão e rádio em países como Rússia, Países Baixos, Croácia, Áustria, Austrália, Suíça e EUA.

    Mantém atualmente colaboração com a Hyperion Records. O seu mais recente álbum, dedicado às Mazurkas completas de Scriabin (2022), foi distinguido pela Limelight Magazine como Gravação do Mês.

    Entre outras edições, os Concertos de Shostakovich (Delos International, 2007) foram selecionados para integrar a banda sonora do filme vencedor de Óscar® Bridge of Spies, de Steven Spielberg.

    A lista de salas em que tem atuado inclui a Musikverein de Viena, o Auditorio Nacional de Madrid, o Victoria Hall em Genebra, o Carnegie Hall de Nova Iorque, o Abravanel Hall em Salt Lake City, a Sydney Opera House, a Grande Sala do Conservatório Estatal de Moscovo, o Mariinsky Concert Hall, o Louvre em Paris, o Tokyo Metropolitan Art Space e o Asahi Hamarikyu Hall. Participou ainda em importantes festivais internacionais, entre os quais o Verbier Festival, o Klavier Festival Ruhr, o Mariinsky International Festival, o Dubrovnik Summer Festival, o Ohrid Summer Festival e o Duszniki Chopin International Festival.

    Durante 2020-21, no contexto das limitações impostas pela pandemia, realizou numerosos recitais a solo em prestigiadas salas na Rússia. Juntou-se ainda a Tasmin Little no seu concerto de despedida no Southbank Centre, em Londres, onde foi um dos quatro pianistas escolhidos pela violinista como parceiros preferenciais. Este concerto foi transmitido em direto pela BBC Radio 3, que elogiou o seu “toque enfático e hipnotizante” (Bachtrack).

    Na temporada 2022/23 apresentou-se em recitais a solo na Europa, Ásia e América, incluindo a Lithuanian National Philharmonic Hall em Vilnius, o Rose Wagner Performing Arts Center em Salt Lake City, recitais em Seattle, na Tailândia, no Koerner Recital Hall em Vancouver, no Cziffra Festival em Budapeste, no Bard Music Festival em Nova Iorque, no Leamington Festival e no Museu de Arte de Telavive. Como solista com orquestra apresentou, entre outros, o Concerto para a mão esquerda de Ravel com a Danish National Symphony Orchestra, o Concerto para piano n.º 3de Rachmaninov com a Nagoya Philharmonic Orchestra e a National Symphony Orchestra of Taiwan, o Concerto de Grieg com a South Czech Philharmonic Orchestra, o Concerto para piano n.º 4 de Rachmaninov com a Armenian State Symphony Orchestra, o Concerto de Schumann com a Tenerife Symphony Orchestra e a Rapsódia sobre um tema de Paganini com a Bulgarian National Radio Symphony Orchestra. No domínio da música de câmara, atua regularmente em trio com Andrei Baranov e Alexey Zhilin, em recital com Julian Rachlin e Sarah McElravy, e ainda em projetos com Roman Simovic, Milena Simovic e Antonio Meneses.

    Na temporada 2023/24 regressará ao Bard Music Festival (Nova Iorque) e ao Husum Festival (Alemanha), apresentará recitais em Salzburgo e Linz (Áustria), fará uma digressão no Japão (com recitais em Tóquio, Hiroshima e Takasaki, bem como o Concerto para piano n.º 2 de Rachmaninov com a Nagoya Philharmonic Orchestra), em Espanha (com o Concerto para piano n.º 5 de Beethoven, com a Orquesta Clásica Santa Cecilia, no Auditorio Nacional de Música de Madrid), em Portugal, Singapura, Taiwan e Austrália, onde dará recitais em Sidney e Melbourne, assumindo ainda o cargo de diretor artístico do OutWest Piano Fest.

apoio / support

apoio institucional / institutional support