Ciclo Habitar o Tempo

Oficina de Música para Todos:

Jogos Rítmicos e Canto Coral

com Teresa Appleton

28 FEV‘26 / 10h—13h / Fev 28th’26 / 10am-1pm
Convento de São Pedro de Alcântara

São Pedro de Alcântara Convent
M/3

iniciativa / initiative Égide
uma ideia original
/ an original idea Let’s teach music

Neste ciclo dedicado ao tempo, convidamos a comunidade a parar e a interpelar-se: quero cantar em coro e falta-me a ocasião, a oportunidade, as ferramentas, o tempo? Nesta oficina musical todos podem participar.
Todos são bem-vindos.

Plantar a semente de formação musical e ativar a audição é o desafio lançado pela Maestrina Teresa Appleton @letsteachmusic.
Este workshop procura uma primeira abordagem de teoria musical, mas também a desmistificação de que a música não é para todos e de que é impossível começar na idade adulta.
Num ambiente comunitário vamos abordar conhecimentos base para iniciação à leitura de partituras e criar independência musical. Juntando jogos de dissociação rítmica e experimentação vocal num contexto de aprendizagem ativa, acessível, musical e divertida.


Valor da inscrição: 5€
Inscrições através: projetosparticipativos@egideartes.pt

  • Teresa Appleton (n. 2001, Lisboa) é professora de música, piano e maestrina. Aos sete anos iniciou os seus estudos musicais com violino no Conservatório de Lisboa em Carnide. Aos 14 anos integrou a classe de canto da professora Ângela Silva e piano da professora Isa Antunes, e aos 17 anos iniciou aulas particulares de direção coral com o maestro Tiago Marques.

    Licenciou-se em 2022, com distinção, no Instituto Kodály da Academia de Franz Liszt em Kecskemét, Hungria – Bachelor of Arts in Musical Creative Arts and Musicology Specialized in General Studies –, onde teve a oportunidade de estudar com os maestros László Nemes, Árpád Tóth, Péter Erdei, Katalin Körtvési e Anna Füri, com a professora de canto Renáta Darasz e professora de piano Anikó Novák, entre outros. Em Junho de 2024 concluiu mestrado com distinção, também no Instituto Kodály da Academia de Franz Liszt em Kecskemét, Hungria – Master of Arts in Kodály Music Pedagogy com especialização em Kokas Pedagogy. Na Hungria, entre 2020-2024, foi também maestrina no coro comunitário Csíkszerda Improvációs Kórus em Budapest, mentorada pelo maestro Árpád Tóth, e desde 2022 professora de canto, ensemble vocal e coro nas escolas de verão anuais da comunidade coral Csíkszerda na Hungria.

    A experiência de viver e estudar música cinco anos na Hungria permitiu o desenvolvimento de um conhecimento profundo de obras de compositores Húngaros como Béla Bartók, Zoltán Kodály, György Ligeti, Franz Liszt e Ferenc Erkel, entre outros, e também de um conhecimento profundo da cultura e história coral abundante na Europa Central.

    Em 2024 regressa a Portugal. Enquanto professora de música e piano incia o ano letivo 2024-2025 no PaRK International School e PaRK Music Academy e participa como formadora nas Oficinas pré-concerto da Fundação Calouste Gulbenkian, e em setembro de 2025 ingressou o projeto Oficina Coral. Enquanto coralista é membro do Coro Comtradição (desde 2024), membro fundador do ensemble vocal internacional Sajt Ensemble (desde 2020) e participou em variados projetos com o Nova Era Vocal Ensemble. Enquanto maestrina dirige o Coro Infantil do PaRK Praça de Espanha e integra a Associação Coral de Odivelas como maestrina do coro infantil comPASSOS e maestrina adjunta do coro juvenil entreOITAVAS desde 2025.

uma ideia original / an original idea

apoio institucional / institutional support