RECITAL DE PIANO
João Elias
15 DEZ‘25 – 19h / Dec 15th’25 – 7pm
Convento de São Pedro de Alcântara
São Pedro de Alcântara Convent
iniciativa / initiative Égide.
—
A entrada no evento só pode ser feita até 10 minutos após a hora marcada.
A Égide apresenta o pianista brasileiro João Elias num recital que une o lirismo europeu e a alma latino-americana. O programa percorre obras de Villa-Lobos, Edino Krieger, Granados, Liszt e Schumann, revelando um diálogo entre romantismo, virtuosismo e modernidade.
Reconhecido como “um dos pianistas mais talentosos da nova geração brasileira” (Nelson Freire), João Elias tem-se apresentado em importantes salas da Europa, África e América do Sul, destacando-se pela sensibilidade, técnica e profundidade interpretativa.
—
PROGRAMA
Heitor Villa-Lobos
Hommage à Chopin
Edino Krieger
Sonatina
I. Moderato
II. Allegro
Enrique Granados
Quejas o la Maja y el Ruiseñor
Franz Liszt
São Francisco de Paula caminhando sobre as ondas
Robert Schumann
Estudos Sinfónicos
-
Recentemente descrito como “um dos pianistas mais talentosos da nova geração brasileira, ele se destaca por sua sensibilidade e virtuosismo empolgante.” (Nelson Freire)
João iniciou seus estudos musicais aos 11 anos e formou-se em 2009 pelo Conservatório Brasileiro de Música, em 2015 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em 2021 pelo. Instituto Politécnico de Castelo Branco (Mestrado em Performance). Foi o vencedor de 2013 do “X Concurso de Piano Villa-Lobos” tendo anteriormente conquistado diversos prêmios em concursos de piano, com destaque para “Concurso de Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro” (2011), “XVI Concurso de Piano Arnaldo Estrella” (2010), “V Concurso de Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais” (2016), 2º prêmio no “III Sardoal Young Talent Award” (Portugal/2018), prêmios de Melhor Peça Russa e Melhor Peça Brasileira no “13º Concours International de Piano Son Altesse Royale la Princesse Lalla Meryem” (Marrocos/2018)”, 1º prémio no Concurso Internacional de Piano de Munique (2021), entre outros.
Foi selecionado para participar de diversas masterclasses com importantes professores, incluindo Geir Braaten, Thomas Mastroianni, Cyprien Katsaris, Luiz Carlos de Moura Castro, Magdalena Lisak, Olga Kiun, Nikolai Lugansky, Aquiles Delle Vigne, entre outros. João já se apresentou em recitais nas principais salas de concerto da América do Sul, África e Europa e tocou com as mais importantes orquestras brasileiras. João também tem sido artista de destaque em vários festivais de música de prestígio, tanto como solista como num extenso repertório de música de câmara, tendo tocado em países como Espanha, Marrocos, Alemanha, França, Portugal, Sérvia, Croácia, Hungria, Varsóvia, Itália, entre outros.
apoio / support
apoio institucional / institutional support

