

EscutarArte
O Messias de Handel
com José Bruto da Costa
19 OUT‘25 – 11h / Oct 19th’25 – 11am
Convento de São Pedro de Alcântara
São Pedro de Alcântara Convent
iniciativa / initiative Égide.
Escrito em 24 dias, e estreado a 13 de Abril de 1742, O Messias de George Frideric Handel é um fenómeno musical que persiste há mais de 250 anos. Não por acaso dizem que é “a maior história alguma vez contada” e “a música mais majestosa alguma vez escrita”. Faremos uma viagem sobre esta obra emblemática da música barroca, explorando o contexto histórico, estrutura e impacto na sociedade ocidental.
José Bruto da Costa
Licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, é doutorando em História da Arte nessa mesma instituição, com uma tese sobre arquitetura palatina e a problemática da casa do poder em Portugal (1571-1834), sob orientação de Nuno Senos e Raquel Henriques da Silva. Colabora com o grupo de investigação Pre-Modern Visual and Material Cultures do Instituto de História da Arte. É bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ao abrigo do programa Ciência no Património.
Exerceu funções de docência no Instituto Superior de Educação e Ciências, no Conservatório Nacional de Lisboa e na Academia de Música de Santa Cecília. Ao longo dos anos, publicou na Revista Portuguesa de Musicologia, na Glosas e na Brotéria. É colaborador do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian desde 1998.

apoio / support
apoio institucional / institutional support