À volta de Bach...

CONCERTO COMENTADO
com António Carrilho, flauta de bisel
e Luísa Tender, piano

1 MAI ‘25 – 19h
Convento de São Pedro de Alcântara

Uma iniciativa Égide.

Os músicos António Carrilho e Luísa Tender reúnem-se para apresentar um programa com obras de J. S. Bach, comentado por ambos com foco nas interrogações que (des)orientam este duo. E se Bach entrasse aqui? O que acharia desta combinação de flauta de bisel e um piano moderno? Exclamaria, talvez, 'escrevi estas sonatas para outros instrumentos - o que estão a fazer?!' Ou, quem sabe, talvez ficasse encantado pelas sonoridades que criamos, nós e tantos, a partir dos textos musicais que nos deixou. Textos com vida própria, que evoluíram com a passagem do tempo, mas aos quais voltamos sempre. Um pouco como quem revisita um maravilhoso edifício antigo, mas não abandonado. Haverá luz eléctrica e partituras no i-Pad. Aqui e hoje, num lugar de História. O público pode fazer-nos perguntas, mas a algumas não saberemos responder...senão com Bach.

programa: J. S. Bach

Sonata BWV 1027 em Sol maior,
flauta de bisel e piano

Prelúdio e fuga BWV 848 em Dó sustenido menor
(Caderno I do Cravo Bem Temperado), piano solo

Partita em Lá menor, BWV 1013,
flauta de bisel solo

Sonata BWV 1028 em Ré maior,
flauta de bisel e piano

António Carrilho

flautista
flauta de bisel

Luísa
Tender

pianista

Fotografia de António Carrilho por Olivier Perrin
Fotografia de Luísa Tender por Tiago Nunes

apoio institucional