500 anos da Rainha D. Leonor dão mote para o Alentejo World Heritage Festival

Festival que celebra o nosso património cultural arranca com concerto sefardita e decorre entre Évora e Cabrela, com concertos em maio, julho e setembro

Promovido pela Égide - Associação Portuguesa das Artes, em conjunto com a Associação Lar Doce Ler, o Alentejo World Heritage Festival viaja assim pela primeira vez até Évora, e prossegue em julho, dentro do casco histórico da vila de Cabrela, com a homenagem à Rainha Dona Leonor de Portugal a dominar uma programação repleta de muita música, um jantar quinhentista e um teatro de sombras dedicado às crianças.

O festival termina a 27 de setembro na Sé de Évora com o concerto Diáspora, dos Sete Lágrimas.

É já no próximo dia 31 de maio, pelas 18h00, que o Alentejo World Heritage Festival tem início. O festival terá os 500 anos da vida e obra da Rainha Dona Leonor como mote e arranca com o concerto de música sefardita Sefarad Project, “En Tierras Ajenas”, na Igreja de São Francisco, em Évora.

Sob direção do maestro Paulo Lourenço, o espetáculo que celebra a beleza da herança musical judaica conta com o compositor Filipe Raposo ao piano e a participação do Coro Ecce.

O concerto exulta a veia humanitária de Dona Leonor, no período imediatamente após a conversão forçada dos judeus, que teve um impacto indireto no apoio a membros dessa comunidade, sobretudo os cristãos-novos.

Reservas através do email:
conventodesantahelena@sementesdoverbo.org

À Conversa com…

Há cinco anos, os livros despertaram em Cabrela. Começaram por se deixar ler, primeiro em silêncio, para depois se tornarem parte integrante da paisagem material e imaterial da Vila. Deram voz aos seus autores, que passaram a visitar Cabrela para falar das suas obras com os leitores.

Quando chegou o "Alentejo World Heritage Festival", os livros abriram-se de par em par, e os seus parentes — a quem também chamamos pautas — elevaram o seu canto, celebrando bem alto a cultura da planície e do horizonte que os olhos não alcançam.

Em 2025, os livros juntam-se à música, inspirados pela história e memória da Rainha Dona Leonor, num ano em que se assinalam os 500 anos da sua vida e obra.

A Égide e a Associação Lar Doce Ler acordaram que, em todas as suas iniciativas conjuntas, a literatura será um eixo central da programação, contribuindo, desta forma, para a promoção da leitura e do livro.

Reservas através do email:
associacaolardoceler@gmail.com

"A Voz dos Livros" com Dulce Maria Cardoso. A premiada autora conversa com Maria Flor Pedroso sobre a sua obra e sobre como a leitura nos pode fazer mais livres e felizes.

“Música e Literatura” é o tema da conversa entre Francisco José Viegas — escritor e editor — e o compositor Eurico Carrapatoso. Com moderação de Maria Flor Pedroso, antevê-se uma conversa orquestrada sobre as “sonoridades” que a escrita, a composição e a interpretação projetam na nossa vida.

É tempo de mergulhar no pensamento e na obra do aclamado e premiado escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez. Alberto Manguel conduzirá a conversa com o autor de “O Ruído das Coisas a Cair”, num momento em que procuraremos compreender como as narrativas entrelaçam frequentemente eventos históricos com experiências pessoais, tendo como matéria-prima a memória e a identidade.

Jantar Quinhentista

O Jantar Quinhentista oferece-nos uma viagem gastronómica à época do reinado da Rainha D. Leonor de Portugal. O seu menu recria uma refeição de classe média-alta a partir de receitas tradicionais portuguesas do século XV, que refletem a era dos Descobrimentos, onde as especiarias como o cravinho, o açafrão e a canela têm destaque. 


Ementa:
Pastel de carne
Galinha Mourisca
Pernil de Porco
Batatas cozidas com pele, favas e grão de bico
Pão caseiro
Fruta: maçãs; peras e uvas
Doce: toucinho do céu e sericá
Bebidas: Água, sumo de uva, cerveja artesanal e vinho

Reservas através do email:
associacaolardoceler@gmail.com

Concerto
Horto Sereníssimo

No ano 2000, o Conservatório de Música das Caldas da Rainha encomendou ao compositor Eurico Carrapatoso uma obra para ser apresentada em estreia mundial na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo desta cidade, mandada erigir por Dona Leonor para o tratamento espiritual daqueles que acorriam aos tratamentos com a água sulfurosa que das fontes brotavam.
Nascia, assim a obra “Horto Sereníssimo”, assumida pelo compositor como o 1o número do que viria a ser mais tarde o seu tríptico mariano.
Dando-nos conta da leitura musical que Carrapatoso faz do episódio bíblico da “Anunciação”, evoca simultaneamente Dona Leonor, mãe que também perdeu o seu único filho de sangue prematuramente, mas que nunca abandonou as suas funções de mãe do povo português.


Angélica Neto, soprano
António Carrilho, flautas
Jenny Silvestre, cravo

Grupo Vocal Olisipo
Elsa Cortez, Soprano
Lucinda Gerhardt, Mezzo-soprano
Carlos Monteiro, Tenor
Armando Possante, Barítono e Direção Musical

Teatro de sombras Embaixada Tenshô

A peça com manipulação das marionetas de sombras Japonesa ao vivo, inspira-se e baseia-se em fatos históricos do livro “Do Japão para o Alentejo” por Tiago Salgueiro. Acompanhada pelos tambores de Tetsuro Naito e a flauta de Tomoko Takeda (em gravação), a banda sonora japonesa recheia este espectáculo de uma riqueza indescritível.


Sinopse
Após longas viagens, os primeiros Portugueses a chegar ao Japão desembarcam em plena época dos Samurais, em 1543. Num diálogo entre culturas trocam-se comidas, religiões e armas. Segue-se uma epopeia épica, que traz até à Europa os primeiros representantes do Japão, estes cristãos tinham como objectivo encontrarem-se com o Papa, em Roma. A viagem do Japão para Portugal demorou dois anos e meio, aprenderam a falar português, a tocar instrumentos musicais, dançaram com nobres e começaram a comunicar na maneira ocidental, chegando a Lisboa em 1584. Ficaram na Igreja São Roque, visitaram a Torre de Belém, o Palácio de Sintra, a cidade de Évora, entre outros. Eram muito jovens, entre os 13 e os 14 anos e a embaixada foi um verdadeiro choque de culturas, repleto de emoções e aventuras.

Oficina para crianças - Experimenta Sombras

No fim de um espetáculo de teatro de sombras, as crianças podem conhecer os bastidores de um teatro de sombras e experimentar elas mesmas diferentes marionetas e efeitos de luz e movimento na tela.

Reservas através do email:
associacaolardoceler@gmail.com