29 DE OUTUBRO / 12h30

Inspirado na figura de Maria, mãe de Jesus, este programa celebra o Sagrado Materno como expressão de acolhimento, dor, glória e esperança divinos.

O cântico mariano Salve Regina inicia este programa, saudando aquela que intercede por todos os que a invocam. O percurso segue com a desconcertante canção de embalar de Maria a Jesus, Hor ch’è tempo di dormire de Merula, onde a ternura maternal se entrelaça com a premonição da Paixão. Esta sombra encontra eco na dor melancólica de Flow my tears de Dowland, que ressoa com o desespero da Virgem ao contemplar o destino trágico de Cristo. Esta é, porém, uma dor que se transmuta com a entrega divina, fonte de glória, relembrada pelo hino à Eucaristia de Charpentier, Pange lingua.

Finalmente, o Ave Maria da freira beneditina Cozzolani relembra a bênção da Mãe escolhida e a sua participação no mistério da Encarnação.

PROGRAMA

A voz dedilhada do amor materno
The Touched Voice of Maternal Love

Salve Regina
Canto Gregoriano

Hor ch'è tempo di dormire
Canzonetta spirituale sopra alla nanna | Tarquinio Merula (1595-1665)

Flow my tears
John Dowland (1563-1626)

Pange Lingua
Marc-Antoine Charpentier (1643 -1704)

Ave Maria
Chiara Margarita Cozzolani (1602-1678)

Margarida Simões / soprano
Mariana Santos / cordas dedilhadas

  • Natural de Lisboa, concluiu a Licenciatura em Música, variante de Canto, na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação de Armando Possante. Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música na mesma instituição.

    Frequentou masterclasses com vários artistas de renome, entre eles, Siphiwe McKenzie, Elena Valdelomar e Ana Quintans,.

    Das suas apresentações destacam-se os papéis de Dido, da ópera Dido and Æneias de Purcell no Operafest Lisboa 2025, de Venus da ópera Venus and Adonis de J. Blow, de Hänsel da ópera Hänsel und Gretel de E. Humperdinck, de Rapaz de Bronze da ópera O Rapaz de Bronze de Nuno Côrte-Real e de Bastienne da ópera Bastien und Bastienne de Mozart. Outros trabalhos a solo incluem o ciclo de canções Frauenliebe und Leben de Schumann, a obra Ah! Perfido de Beethoven, a cantata Tra le Fiamme de G.F. Handel, as Missas Brevis KV192 e KV194 e o Requiem de Mozart, o Gloria RV 589 de Vivaldi, o Te Deum e a Missa em Sib de Marcos Portugal, o Magnificat de Bach, o Stabat Mater de Pergolesi e o Te Deum de Dvořák. Interpreta ainda modinhas luso-brasileiras como membro do grupo Cantos do Sabiá em diversos eventos de recriação histórica.

    Em 2023 conquistou o 3.º prémio do Concurso de canto para Jovens Interpretes José Augusto Alegria (8ª edição), tendo-se apresentado no Teatro Garcia Resende (Évora) no respetivo Concerto dos Laureados.

    Tem-se apresentado integrada em grupos corais como o Coro Gulbenkian, o Ensemble São Tomás de Aquino, e, no passado, o Coro de Câmara de Lisboa.

    Leciona, desde 2023, Técnica Vocal na Paróquia São Tomás de Aquino.

  • Mariana Santos iniciou os seus estudos de guitarra clássica aos 5 anos na Academia de Música de Almada, com o professor Nuno Santos.

    Aos 15 anos ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional sob orientação do professor Júlio Guerreiro. Nesse mesmo ano, entrou para a Classe de Música Antiga do Conservatório Nacional onde teve o primeiro contacto com a música antiga, o que a levou a iniciar os estudos de alaúde com a professora Helena Raposo.

     Despertado o interesse neste ramo, participou em diversos cursos tais como “XVI CIMA” da ESMAE, “IX CIMA” da MAAC, “XXX EIMCM” da Fundação da Casa de Mateus, a “Ton Koopman Academy 2021” no Conservatório Real de Haia, "Academia Ludovice Ensemble 2022" no CMACG e "Basel Lute Days" na Schola Canstorum Basiliensis, onde teve masterclasses com Paul O'Dette e Julian Behr.

    Em 2022 licenciou-se em alaúde na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com os professores Vinícius Perez e Guilherme Barroso. No último ano de licenciatura, ao abrigo do programa Erasmus, estudou no Conservatório Real de Haia com os professores Mike Fentross e Joachim Held.

    Mariana apresentou-se nos dias da música no CCB com o projeto “o colinho da rainha”, como solista convidado em Concertos para Bebés®️ durante o mês de janeiro de 2020, com o Ensemble 258 no projeto 7Colinas 7Cantatas, com a Orquestra Barroca d’Aquém Mar e com a Orquestra 1755.

    Atualmente frequenta o mestrado em performance na Escola Superior de Música da Catalunha.

CICLO ADVENTUS

ENTRADA LIVRE EM TODOS OS EVENTOS
FREE ENTRY ON ALL EVENTS

apoio / support