22 DE OUTUBRO / 12h30

O programa procura ir além da fronteira que separa o sagrado do profano. Essa é uma fronteira que não convive bem com a memória cristã, uma vez que o Deus cristão renunciou à sua condição divina para se tornar humano e assim dignificar a humanidade. Por isso, a espiritualidade cristã pode abrir-se ao que de mais decisivo define a existência humana, oferecendo-lhe uma via de redenção.

Composta por John Dowland em finais do século XVI, Flow, my tears tornou-se um emblema do espírito de melancolia próprio da época. A escuridão, o exílio e a perda transcrevem-se na austeridade da melodia e do acompanhamento. A dor que não contra consolo adquire dignidade artística, convertendo-se em canto universal sobre a fragilidade humana. A Sonata em Lá menor, Op. 1 nº 4, de Georg Friedrich Haendel, revela a mestria do jovem compositor na exuberância de uma expressividade cantabile. No seu estilo italiano, mais do que exercício de brilho técnico, a sonata é um espaço de intimidade, onde a eloquência melódica se alia a uma retórica refinada, transformando a forma musical em arte de persuasão sonora. Extraída de Il Giustino (1724), a ária Vedrò con mio diletto dá voz ao eu poético na ambivalência da dor da separação e do consolo antecipado do reencontro. A linha vocal desenha-se entre a esperança e a saudade, instalada numa atmosfera de recolhimento impressa no acompanhamento instrumental. A música de Vivaldi transforma a experiência individual da perda e do desejo numa meditação de ressonância universal.

PROGRAMA

Cantabile – da dor à esperança
Cantabile – From Sorrow to Hope

J. Dowland (1563-1626)
Flow my tears

G. F. Haendel (1685-1759)
Sonata Lá m, op.1 n.º 4, HWV 362
I. Larguetto
II. Allegro
III. Largo
IV. Allegro

A. Vivaldi (1678-1741)
Vedro com mio diletto, ária da capo da ópera Il Giustino, RV 717

Estrela Martinho / voz e flauta de bisel
Baltasar Martinho / guitarra clássica

  • Estrela Martinho – Meio-Soprano; Flauta de Bisel 

    Iniciou os seus estudos musicais em 2010 na Academia de Amadores de Música na classe de flauta de bisel da Prof.ª Isabel Gonzaga, com quem completou o curso secundário em 2017. Em 2015 iniciou o seu estudo do canto com a Prof.ª Margarida Marecos e desde então participou no Ciclo de Concertos de Música Antiga, na Igreja do Loreto, como flautista e cantora. Apresentou-se também como solista na obra Gloria, de Vivaldi. Na classe do Estúdio de Ópera da Academia de Amadores de Música, participou nas Óperas A Vingança da Cigana, As Bodas de Fígaro e recentemente como Dido na Ópera Dido e Aeneas, de H. Purcell, no Palácio da Ajuda. Em 2017 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, no curso de flauta de bisel, trabalhando com Pedro Castro e Pedro Couto Soares.

    Completou a Licenciatura em julho de 2020, frequentando actualmente o 2.º ano do Mestrado em Ensino de Música em flauta de bisel na mesma instituição. Como cantora, integra desde 2020 o ensemble vocal Nova Era Vocal Ensemble e encontra-se a aprofundar o estudo com Joana Nascimento.

    A sua formação enquanto músico concilia o aperfeiçoamento na flauta de bisel com o canto, mantendo uma colaboração permanente com a Academia de Amadores de Música.

  • Baltasar Martinho – Guitarra Clássica

    Iniciou os estudos musicais em 2002, na classe de Música para bebés do prof. António Rocha (método Gordon), ingressando de seguida na classe de Iniciação Musical da Academia de Amadores de Música.

    Entre 2010 e 2014 frequentou o curso de Percussão, sob a orientação do professor Sérgio Nogueira, apresentando-se em concertos, tanto a solo como em orquestra, nomeadamente com a obra “The Typewriter” de Leroy Anderson, ou na performance “Eles e Elas”, no Teatro da Malaposta.

    Em 2015 ingressou na classe de Guitarra Elétrica do professor Fernando Guiomar, onde teve contacto com um repertório na área do Blues e do Rock.

    Atualmente frequenta o Curso de Guitarra Clássica da Academia de Amadores de Música, na Classe do professor António Ferreirinho, apresentando-se regularmente, tanto a solo como em ensembles, procurando a abordagem de repertório variado, desde o Barroco até a atualidade, tendo para tal trabalhado com nomes como Pedro Jóia e Tiago Matias.

    Apresenta-se regularmente em concertos no Auditório do Liceu Camões, em contexto de divulgação do repertório clássico para guitarra.

CICLO ADVENTUS

ENTRADA LIVRE EM TODOS OS EVENTOS
FREE ENTRY ON ALL EVENTS

apoio / support