10 DE DEZEMBRO / 12h30

O Natal madeirense transporta a memória de um passado marcado pelo esforço de domesticação do habitat natural. A miniaturização do nascimento divino, incorporando a orologia da ilha, é um dos traços significativos deste património – as «lapinhas» e «escadinhas», presépios decorados com elementos da flora da Madeira, organizam-se em pirâmide para o Deus-menino. No século XIX, os presépios de rochinha reforçaram a presença da paisagem insular neste imaginário devocional.

O repertório deste ciclo tem uma forte relação com a evocação da Senhora do Ó (17 de dezembro), uma senhora explicitamente grávida, expressão da expectativa messiânica. Entre 16 e 24 de dezembro, a novena de preparação do Natal inspira, na Madeira, as «missas do parto», que celebram a parturição divina de Maria e dão testemunho da criatividade musical popular. Os cinco cantos aqui apresentados – selecionados a partir de um cancioneiro organizado por João Arnaldo Rufino da Silva – formam uma cantata de Natal recriada, em 2010, pelo compositor e antropólogo Alfredo Teixeira. A arquitetura coral construída coloca em diálogo a rusticidade do canto popular e a solenidade da liturgia romana, entre o lar e o altar.

PROGRAMA

O sagrado materno entre o lar e o altar
Sacred Motherhood Between Home and Altar

Alfredo Teixeira (1965-)
Missa do Parto I, a partir de cantos madeirenses para a novena de Natal
1. Maternidade
2. Bendito
3. Nome de Maria
4. Desterro
5. Rogo

Ensemble São Tomás de Aquino
Maria de Fátima Nunes
/ Direção musical

  • Ensemble São Tomás de Aquino (2015) é um grupo de composição variável, formado por jovens músicos profissionais, que trabalha repertório coral histórico e contemporâneo. Tem marcado presença em vários festivais de música erudita tais como: Festival Internacional de Órgão da Madeira (2017), II Festival Internacional de Órgão de Mafra (2018), Festival de Música “Sons com História” de Castelo de Vide (2019), Festival Cistermúsica (2020), II Festival de Música Antiga de Torres Vedras (2020), Festival de Música no Termo (2021), Festival Cistermúsica (2023), e Festival “Sons do Côa” (2022-2024). Em novembro de 2020, sob a chancela da Paulus Editora, lançou o seu primeiro projeto discográfico, intitulado “Vimos do Mar e da Montanha”. Em dezembro de 2023, lançou o seu segundo projeto discográfico designado “Ó meu Menino. Cantos da Natividade”.

  • Realizou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. É mestre em Direção Coral – ensino e performance (Escola Superior de Música de Lisboa) e pós-graduada em Estudos Avançados em Polifonia (Escola Superior de Artes e Espetáculo do Porto). Como cantora de ensemble, trabalha regularmente com o Choeur du Chambre de Namur (BE), Ars Lusitana, Vocal Ensemble (Vasco Negreiros), Officium Ensemble (Pedro Teixeira), Arte Minima (Pedro Sousa e Silva), Capella Sanctae Crucis (Tiago Simas Freire) e Coro Gulbenkian (Martina Batic) (PT). Recentemente, foi responsável pela preparação do Coro da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e integra a direção artística do Coro Regina Coeli de Lisboa a partir de setembro de 2023. É maestrina assistente do Coro Participativo do Summer Choral Festival of Lisbon, do Coro Participativo da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ensemble São Tomás de Aquino.

CICLO ADVENTUS

ENTRADA LIVRE EM TODOS OS EVENTOS
FREE ENTRY ON ALL EVENTS

apoio / support