3 DE DEZEMBRO / 12h30
Este programa pretende um contraste entre linguagens e sonoridades. Inicia-se com música dedicada a Maria, incorporada no hino Salve Regina. O tema é abordado por Kerckhoven numa linguagem típica do século XVII. De seguida poder-se-á escutar a música de Luís de Freitas Branco, que estabelece um contraste com a anterior, em termos de carácter. A obra Chant Religieux Portugais possui um ambiente introspectivo, convidando à reflexão que o tempo do Advento nos pede. Aria traz-nos um carácter mais contemplativo com linhas que envolvem e nos guiam. O ambiente contemplativo estabelece a ponte entre o momento de reflexão e a adoração a Maria que se segue. Por fim, o concerto encerra com um apelo de Paz, através de Da Pacem, Domine de Sweelinck.
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PROGRAMA
A arte musical da súplica
The Art of Musical Supplication
Abraham den Kerckhoven (1618-1702)
Salve Regina
I. Salve
II. Ad te clamamus
Luís de Freitas Branco (1890-1955)
Deux pièces pour harmonium
I. Chant Religieux Portugais
II. Aria
Peeter Cornet (1575-1633)
Salve Regina
III. Salve
IV. O clemens
J. P. Sweelinck (1562-1621)
Da pacem, Domine
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Beatriz Resendes / orgão
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Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, com o professor António Esteireiro, onde concluiu o secundário de Música. A nível musical destaca-se a participação no Festival de Órgão de Haarlem em 2012, como Young Talent, onde participou nas masterclasses de Margaret Phillips e Olivier Latry. Em 2013 ganhou o 1º prémio do concurso Nacional de órgão do Conservatório de Música de Ourém e Fátima. Como solista apresentou-se em recitais na Sé de Lisboa, na Igreja de Nossa Senhora do Cabo, nos ciclos de concertos do Mosteiro dos Jerónimos (2012 e 2013), no Festival de Órgão do Algarve (2020) e no Ciclo de Órgão da Igreja de Santo António (2024). Em 2017, terminou a licenciatura em órgão na ESML, na classe de João Vaz. É licenciada em Física pela FCUL.
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