
1 DE OUTUBRO / 12h30
A presença da memória de Maria, mãe de Jesus, nos ritos latinos e orientais, cruzou-se, em particular, nas sociedades mediterrânicas, com um vasto reportório ligado à piedade popular. O património do canto religioso mariano conta assim com duas fontes que, embora conexas no terreno dos itinerários históricos da religiosidade cristã, permanecem bastante desligadas nas atuais práticas de programação e reinterpretação desse reportório. Assim, este ciclo de concertos procura criar uma oportunidade de cruzar mundos expressivos diferentes, que, no entanto, comungam da mesma espiritualidade, promovendo uma particular articulação entre o concerto de abertura e o de encerramento. Se o primeiro concerto é habitado pelo património das escolas de polifonia portuguesa do século XVI e XVII, o concerto de encerramento dará voz à recriação contemporânea do canto religioso tradicional, de índole mariana – neste caso, reportório ligado à novena de Natal na Ilha da Madeira (as «missas do parto»).
—
PROGRAMA
O sagrado materno no eco das catedrais
Sacred Motherhood in the Echo of Cathedrals
Ensemble São Tomás de Aquino
Haec est Regina / Gregoriano
Magnificat / Manuel Cardoso (1566-1650)
Stabat Mater / António Carreira (1520/1530-1587/1597)
Ave Regina Caelorum / Duarte Lobo (c. 1565-1646)
Ave Maria / D. Pedro de Cristo (1545/1550-1618)
Maria de Fátima Nunes / Direção musical
-
Ensemble São Tomás de Aquino (2015) é um grupo de composição variável, formado por jovens músicos profissionais, que trabalha repertório coral histórico e contemporâneo. Tem marcado presença em vários festivais de música erudita tais como: Festival Internacional de Órgão da Madeira (2017), II Festival Internacional de Órgão de Mafra (2018), Festival de Música “Sons com História” de Castelo de Vide (2019), Festival Cistermúsica (2020), II Festival de Música Antiga de Torres Vedras (2020), Festival de Música no Termo (2021), Festival Cistermúsica (2023), e Festival “Sons do Côa” (2022-2024). Em novembro de 2020, sob a chancela da Paulus Editora, lançou o seu primeiro projeto discográfico, intitulado “Vimos do Mar e da Montanha”. Em dezembro de 2023, lançou o seu segundo projeto discográfico designado “Ó meu Menino. Cantos da Natividade”.
-
Realizou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. É mestre em Direção Coral – ensino e performance (Escola Superior de Música de Lisboa) e pós-graduada em Estudos Avançados em Polifonia (Escola Superior de Artes e Espetáculo do Porto). Como cantora de ensemble, trabalha regularmente com o Choeur du Chambre de Namur (BE), Ars Lusitana, Vocal Ensemble (Vasco Negreiros), Officium Ensemble (Pedro Teixeira), Arte Minima (Pedro Sousa e Silva), Capella Sanctae Crucis (Tiago Simas Freire) e Coro Gulbenkian (Martina Batic) (PT). Recentemente, foi responsável pela preparação do Coro da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e integra a direção artística do Coro Regina Coeli de Lisboa a partir de setembro de 2023. É maestrina assistente do Coro Participativo do Summer Choral Festival of Lisbon, do Coro Participativo da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ensemble São Tomás de Aquino.
ENTRADA LIVRE EM TODOS OS EVENTOS
FREE ENTRY ON ALL EVENTS
apoio / support