De 01 de outubro a 10 de dezembro
Quartas feiras às 12h30
Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha
Rua da Alfândega 108, Lisboa
No ritmo veloz da cidade, onde o tempo escasseia e os sons do quotidiano se somam, qual Babel da confusão, propomos uma pausa. Um intervalo breve, mas pleno, para um reencontro sereno com a escuta, numa arquitetura onde se somam os estratos do tempo, a memória do trágico e a vontade resiliente de reconstrução. Não são apenas concertos. São gestos de cuidado espiritual, através da arte musical, cruzando tradição e criação.
Cada concerto é moldado por um fio temático que evoca, como ressonância, o pórtico escultórico da igreja: uma imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, que estende o seu manto protetor sobre toda a sociedade. Nesse gesto de comum abrigo, encontramos o espírito destes concertos: um convite inclusivo, aberto a todas as sensibilidades que demandam a beleza e as brechas espirituais no mundo.
A programação visita o vasto arquivo da música de tradição europeia, em diálogo com o curso do tempo litúrgico do calendário romano, mas de forma plural: música ritual-litúrgica, música devocional, música que narra imaginários sagrados, música instrumental que abre os nossos dias à revelação da esperança.
As propostas musicais exploram três sulcos temáticos. O Sagrado Materno – figura de acolhimento, intercessão e ternura, tão presente na iconografia cristã e na música litúrgica e devocional do sul da Europa. O Apocalipse – celebrado no final do calendário litúrgico romano, não como fim aterrador, mas como revelação esperançosa de uma paz que plenifica o mundo. O Advento – celebração do tempo aberto à novidade, rasgando a monotonia dos dias. Cada concerto será, assim, um espaço-tempo para cultivar a escuta silenciosa dos sons que revelam.