12 DE FEVEREIRO / 19:30
ENTRADA LIVRE


Um nascer cantabile evoca o início da vida de Luiza Andaluz, associando-se simbolicamente à ideia de nascimento. Viajando por um repertório que atravessa diferentes épocas, comunga-se, pela arte, o embalo, a fragilidade, e a esperança de um tempo que começa. Com este recital, Estrela e Baltasar Martinho, na guitarra, na voz e na flauta de bisel, criam um espaço de acolhimento onde se inaugura o tempo de Luiza — e, com ele, um outro tempo: de escuta, de reflexão e de devoção. 


PROGRAMA

Flow my tears
J. Dowland (1563-1626) 

Vedro com mio diletto
A. Vivaldi (1678-1741)

Weep you no more sad foutains
J. Dowland (1563-1626)

Sonata para flauta em lá menor
G. F. Haendel (1684-1759)

Come heavy sleep
J. Dowland (1563-1626) 

Lascia ch’io pianga
G. F. Haendel (1684-1759) 

Music for a while
H. Purcell (1659-1695) 

Les Berceaux
G. Fauré (1845-1924)

Canção de Embalar
José Afonso (1929-1987)

  • Estrela Martinho – Meio-Soprano; Flauta de Bisel 

    Iniciou os seus estudos musicais em 2010 na Academia de Amadores de Música na classe de flauta de bisel da Prof.ª Isabel Gonzaga, com quem completou o curso secundário em 2017. Em 2015 iniciou o seu estudo do canto com a Prof.ª Margarida Marecos e desde então participou no Ciclo de Concertos de Música Antiga, na Igreja do Loreto, como flautista e cantora. Apresentou-se também como solista na obra Gloria, de Vivaldi. Na classe do Estúdio de Ópera da Academia de Amadores de Música, participou nas Óperas A Vingança da Cigana, As Bodas de Fígaro e recentemente como Dido na Ópera Dido e Aeneas, de H. Purcell, no Palácio da Ajuda. Em 2017 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, no curso de flauta de bisel, trabalhando com Pedro Castro e Pedro Couto Soares.

    Completou a Licenciatura em julho de 2020, frequentando actualmente o 2.º ano do Mestrado em Ensino de Música em flauta de bisel na mesma instituição. Como cantora, integra desde 2020 o ensemble vocal Nova Era Vocal Ensemble e encontra-se a aprofundar o estudo com Joana Nascimento.

    A sua formação enquanto músico concilia o aperfeiçoamento na flauta de bisel com o canto, mantendo uma colaboração permanente com a Academia de Amadores de Música.

  • Baltasar Martinho – Guitarra Clássica

    Iniciou os estudos musicais em 2002, na classe de Música para bebés do prof. António Rocha (método Gordon), ingressando de seguida na classe de Iniciação Musical da Academia de Amadores de Música.

    Entre 2010 e 2014 frequentou o curso de Percussão, sob a orientação do professor Sérgio Nogueira, apresentando-se em concertos, tanto a solo como em orquestra, nomeadamente com a obra “The Typewriter” de Leroy Anderson, ou na performance “Eles e Elas”, no Teatro da Malaposta.

    Em 2015 ingressou na classe de Guitarra Elétrica do professor Fernando Guiomar, onde teve contacto com um repertório na área do Blues e do Rock.

    Atualmente frequenta o Curso de Guitarra Clássica da Academia de Amadores de Música, na Classe do professor António Ferreirinho, apresentando-se regularmente, tanto a solo como em ensembles, procurando a abordagem de repertório variado, desde o Barroco até a atualidade, tendo para tal trabalhado com nomes como Pedro Jóia e Tiago Matias.

    Apresenta-se regularmente em concertos no Auditório do Liceu Camões, em contexto de divulgação do repertório clássico para guitarra.

ENTRADA LIVRE EM TODOS OS EVENTOS
FREE ENTRY ON ALL EVENTS