10 DE NOVEMBRO / 19:00
ENTRADA LIVRE
Neste recital, o Euterpe Guitar Duo — formado por Pedro Baptista e Titus Isfan — convida o público a uma viagem pela criação contemporânea portuguesa para duas guitarras. Entre sonoridades tonais e explorações ousadas do instrumento, o concerto torna-se espaço de escuta e contemplação, onde a música se revela como gesto de encontro e partilha.
As obras apresentadas, incluindo a estreia absoluta de Peace, like a poem (2025) de Ana Seara, constroem um mosaico vivo do panorama artístico nacional. As guitarras, em diálogo, abrem horizontes inesperados e convidam a comunidade a experimentar a arte como linguagem de encontro e celebração.
-
O Euterpe Guitar Duo é um grupo de música de câmara formado pelos guitarristas portugueses Pedro Baptista e Titus Isfan.
Encontraram-se em 2013, enquanto alunos de guitarra clássica do Professor Dejan Ivanovic, na Universidade de Évora. Reencontraram-se em 2017, enquanto docentes de guitarra clássica no Conservatório Regional de Artes do Montijo. Em 2019, fundaram o Euterpe Guitar Duo.
Têm-se dedicado à promoção e divulgação de nova música para esta formação, da autoria de alguns dos mais célebres compositores portugueses. Entre as colaborações efetuadas, elencam-se nomes como Afonso Teles, Ana Roque Antunes, Ana Seara, António Victorino d'Almeida, Cândido Lima, Eurico Carrapatoso, Fábio Chicotio, Fernando C. Lapa, Francisco Chaves, Gonçalo d'Alcântara Lourenço, João Pimentel, José Mesquita Lopes, José Peixoto, Luís Lopo, Mafalda Lemos, Νίκη, Nuno Guedes Campos, Nuno Peixoto de Pinho, Paulo Amorim, Rafael Araújo, Ricardo Abreu, Sérgio Azevedo e Victor Castro.
Enquanto duo, tiveram a oportunidade de trabalhar em masterclasses com Alejandro Córdova, Andrea De Vitis, António Jorge Gonçalves, Darko Bageski, Elvis Sivcevic, José Mesquita Lopes, Júlio Guerreiro, Pavle Filipovic, Pedro Rodrigues, Sanel Redzic e Vojislav Ivanovic.
Este duo de guitarras tem apresentado recitais em festivais e digressões por todo o país e no estrangeiro. Os seus primeiros álbuns, Entre Gestos Distantes e Reminiscências Iridescentes, foram publicados por La mà de guido (Barcelona). O Euterpe Guitar Duo tem procurado contribuir para a circulação de um repertório diversificado, no qual se refletem múltiplas correntes estéticas do panorama musical português da atualidade.

